Levantamento prévio dos possíveis problemas de Horário

Com o intuito de uma maior organização na demanda que nos chega referente aos horários, estaremos disponibilizando este formulário para preenchimento de possíveis problemas a serem debatidos na construção do horário do 2º semestre letivo de 2015.

O momento de construção do horário sempre é tenso para todas as partes, por isso, pedimos objetividade nas respostas e o bom senso.

Demandas coletivas tendem a ter mais chances em serem atendidas, casos especiais serão analisados enviados e analisados pela coordenação.

Nesta sexta-feira (06/11) haverá uma reunião para a discussão dos horários, um e-mail da coordenação foi enviados a todas as turmas sobre as informações do local e do horário.

Amanhã as 13:00  CAEP estará discutindo junto com os nossos colegas acadêmicos o horário apresentado.

ATENÇÃO antes de responder o questionário, favor ler o FAQ a seguir, que está sendo elaborado por nós do CAEP.

Integralização Curricular

O que é integralização curricular?

É o cumprimento, pelo aluno, da carga horária total do curso e dos componentes curriculares mínimos exigidos.

Estou integralizando o curso, posso pedir a quebra de pré-requisito?

Ocorrerá a quebra automática de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não cursadas for possível, ao aluno, integralizar a estrutura em um semestre letivo.

Como solicitar a quebra de pré-requisito?

Caso você encaixe no perfil para solicitar a quebra de pré-requisito, entre em contato com o CAEP – preferencialmente via e-mail – solicitando a quebra, será elaborado um oficio e encaminhado a coordenação com a sua demanda. Lembre-se seja claro e objetivo em sua solicitação, não esqueça de colocar o Nome, RGA, Disciplinas que deseja a quebra de pré-requisito, E-mail, Telefone.

Também pode ser solicitado direto com a coordenação, verifique na mesma, o horário de atendimento do coordenador.

Dúvidas referentes a integralização curricular, consulte o Regulamento Geral do Curso de Graduação da UFGD, Artigo 33 ao Artigo 40.

Período Letivo Especial

O que é o período letivo especial?

É o período que são ofertadas disciplinas durante o interstício de tempo situado entre o segundo semestre letivo e o primeiro semestre do ano letivo seguinte. Sendo a data prevista para o período letivo especial determinada pelo Calendário Acadêmico da Graduação.

Quando é possível solicitar o período letivo especial?

De acordo com o Artigo 95º do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFGD, poderá ser solicitado o oferecimento de disciplinas em período letivo especial para atender excepcionalmente as demandas em razões de:

  1. Impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
  2. Reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
  • Alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
  1. Elevado índice de retenção.

Como solicitar o período letivo especial?

Para solicitar abertura de disciplinas em período especial é necessário que os solicitantes se enquadrem em algum dos itens do Artigo 95º do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFGD:

  1. Impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
  2. Reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
  • Alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
  1. Elevado índice de retenção.

Após verificação dos itens, e o enquadramento em algum deles, deverá ser solicitado um pedido via e-mail ao CAEP para elaboração de um Oficio com o pedido de abertura da turma especial, lembre-se, o e-mail deverá ser claro e objetivo, com os motivos para a solicitação da abertura da disciplina e deverá ser baseado em alguns dos itens do artigo 95º do regimento citado. Após a elaboração do Oficio será encaminhado a coordenação e uma cópia protocolizada será enviada via e-mail aos solicitantes.

Também há a opção de realizar o pedido do aluno direto a coordenação.

Atenção: Mesmo estando embasado em algum dos itens do Artigos 95, não garante a abertura das disciplinas, ficando sujeito à aprovação do Coordenador, Conselho Diretor e por último a Câmera de Ensino Pesquisa e Extensão.

Eu ou minha turma se encaixa para pedir a abertura de disciplina em período especial, até quando devo solicitar?

O oferecimento do período letivo especial, deve ser aprovado até a última reunião do CEPEC que antecede o final do período letivo regular. Lembrando que o pedido deverá passar ainda pela a Coordenação, o Conselho Diretor da Faculdade e por último o CEPEC.

Como realizar a matricula em turma em período especial?

O Centro Acadêmico elaborará um formulário para alunos que desejam cursas a disciplina a ser aberta durante o período especial, este formulário será encaminhado a coordenação em anexo ao pedido de abertura das disciplinas. Você tem a opção de solicitar a matricula direto na coordenação.

Segundo o Regulamento Geral dos Cursos da UFGD as matrículas dos alunos, ocorrerão somente até O SEGUNDO dia de aula, não sendo permitido a inclusão de novos alunos após a essa data.

Qual a quantidade mínima de aluno por turma em período especial?

Com exceção de alunos com situação de integralização curricular, a quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período especial não deve ser inferior a 5.

Posso fazer matricula em mais de uma disciplina em período especial? Após o início da disciplina posso tranca-la?

Com exceção de alunos com situação de integralização curricular, cada aluno poderá se matricular em apenas uma disciplina por período letivo especial. Não sendo permitido ao aluno o trancamento da matricula.


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