Calouros (4)

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É um plano elaborado e executado pelo professor, cuja sua principal finalidade é fornecer orientação didático‐pedagógica, incluindo os métodos e as técnicas de ensino, para possibilitar o acompanhamento, o desenvolvimento e o aproveitamento do conteúdo a ser ministrado em um componente curricular.

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O acompanhamento e a verificação de sua execução são de competência do Coordenador do Curso, de acordo com o que está previsto no plano de ensino.

O aluno pode auxiliar o professor e a coordenação, solicitando uma verificação sempre que achar que o plano de ensino não está sendo cumprido.

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O plano de ensino deve ser apresentado aos alunos no primeiro dia de aula e sua cópia disponibilizada, após a aprovação, para acesso dos acadêmicos matriculados no componente curricular.

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Deverá conter:

  1. Identificação. Informações relativas ao nome da disciplina, órgão de lotação, curso, ano letivo, carga horária, nome do professor;
  2. Objetivos. Definição dos objetivos gerais e específicos que devem estar em consonância com os do curso, definidos no PPC;
  3. Ementa. Transcrição da ementa constante do PPC, sua alteração está condicionada à alteração do PPC;
  4. Programa. Detalhamento do conteúdo programático, elaborado a partir da ementa da disciplina;
  5. Procedimentos de Ensino. Identificação das técnicas a serem utilizadas no desenvolvimento do conteúdo programático;
  6. Recursos. Identificação dos recursos técnicos e materiais necessários para o ensino, que devem ser viabilizados pela Faculdade onde o curso está lotado;
  7. Avaliação. Identificação da sistemática de avaliação, do aproveitamento do desempenho acadêmico e da frequência escolar, com a previsão dos trabalhos acadêmicos, das provas e suas datas, modalidades, pesos e fórmulas de cálculo para apuração da média de aproveitamento (MA) ou do exame final (EF);
  8. Bibliografia. Apresentação da bibliografia básica, existente na biblioteca da UFGD, e complementar, identificando os livros e periódicos relevantes para o bom desenvolvimento do conteúdo programático a ser ministrado;
  9. Assinatura. Do professor responsável em ministrar a disciplina, do Coordenador de Curso e do Diretor da Faculdade;
  10. Número e a data da resolução do Conselho Diretor da Faculdade que aprovou o plano de ensino

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Geral (6)

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O Projeto Pedagógico de Curso ‐ PPC, é o planejamento estrutural e funcional dentro do qual são tratados;

  • Os objetivos do curso;
  • O perfil do profissional a ser formado;
  • As competências e as habilidades a serem desenvolvidas;
  • A estrutura curricular;
  • A metodologia a ser adotada para a consecução da proposta;
  • A sistemática da avaliação da aprendizagem;
  • A lotação, o local de funcionamento, os recursos humanos disponíveis;
  • A infraestrutura necessária;
  • As formas de gestão e a avaliação do PPC, bem como outros aspectos imprescindíveis à sua realização.

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No site do CAEP existe uma aba chamada “Download” neste link é disponibilizado alguns documentos pertinentes para o curso, dentre eles, o Projeto Pedagógico do Curso vigente.

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De acordo com o Artigo 17º do Regulamento Geral dos Cursos da UFGD, cabe a coordenação elaborar uma tabela de equivalência de componentes curriculares novos com os componentes da estrutura atual.

Assegurado ao aluno regular o direito de integralização curricular com mínimo de anos letivos previsto no PPC do ano de ingresso.

 

*Caso ainda possua dúvidas, favor consultar o Regulamento Geral do Curso de Graduação da UFGD, Artigo 16 ao Artigo 19.

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O turno de funcionamento do curso de EP/UFGD é integral, entende-se por período integral por período integral o curso cujo funcionamento ocorra em dois turnos, nunca excedendo 08 (oito) horas diárias.

  • Turno da manhã ou matutino: compreendendo as atividades realizadas no período das 7h20min horas às 12 horas e 35 minutos, de segunda‐feira a sábado;
  • Turno da tarde ou vespertino: compreendendo as atividades realizadas no período das 13 horas e 20m às 17 horas e 45 minutos, de segunda‐feira a sábado;
  • Turno da noite ou noturno: compreendendo as atividades realizadas no período das 18 horas e 10 minutos às 22 horas e 30 minutos, de segunda a sexta‐feira.

 

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Crédito é uma unidade de mensuração da disciplina e cada crédito corresponde a 18 (dezoito) horas‐aula a serem ministradas durante o período letivo regular, podendo ser de natureza teórica ou prática.

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Ementa é a descrição sumária do conteúdo a ser desenvolvido na disciplina constante no PPC.

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Veteranos (25)

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É o cumprimento, pelo aluno, da carga horária total do curso e dos componentes curriculares mínimos exigidos.

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Ocorrerá a quebra automática de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não cursadas for possível, ao aluno, integralizar a estrutura em um semestre letivo.

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Caso você encaixe no perfil para solicitar a quebra de pré-requisito, entre em contato com o CAEP – preferencialmente via e-mail – solicitando a quebra, será elaborado um oficio e encaminhado a coordenação com a sua demanda. Lembre-se seja claro e objetivo em sua solicitação, não esqueça de colocar o Nome, RGA, Disciplinas que deseja a quebra de pré-requisito, E-mail, Telefone.

Também pode ser solicitado direto com a coordenação, verifique na mesma, o horário de atendimento do coordenador.

Dúvidas referentes a integralização curricular, consulte o Regulamento Geral do Curso de Graduação da UFGD, Artigo 33 ao Artigo 40.

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É o período que são ofertadas disciplinas durante o interstício de tempo situado entre o segundo semestre letivo e o primeiro semestre do ano letivo seguinte. Sendo a data prevista para o período letivo especial determinada pelo Calendário Acadêmico da Graduação.

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De acordo com o Artigo 95º do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFGD, poderá ser solicitado o oferecimento de disciplinas em período letivo especial para atender excepcionalmente as demandas em razões de:

  1. Impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
  2. Reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
  3. Alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
  4. Elevado índice de retenção.

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Para solicitar abertura de disciplinas em período especial é necessário que os solicitantes se enquadrem em algum dos itens do Artigo 95º do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFGD:

  1. Impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
  2. Reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
  3. Alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
  4. Elevado índice de retenção.

Após verificação dos itens, e o enquadramento em algum deles, deverá ser solicitado um pedido via e-mail ao CAEP para elaboração de um Oficio com o pedido de abertura da turma especial, lembre-se, o e-mail deverá ser claro e objetivo, com os motivos para a solicitação da abertura da disciplina e deverá ser baseado em alguns dos itens do artigo 95º do regimento citado. Após a elaboração do Oficio será encaminhado a coordenação e uma cópia protocolizada será enviada via e-mail aos solicitantes.

Também há a opção de realizar o pedido do aluno direto a coordenação.

Atenção: Mesmo estando embasado em algum dos itens do Artigos 95, não garante a abertura das disciplinas, ficando sujeito à aprovação do Coordenador, Conselho Diretor e por último a Câmera de Ensino Pesquisa e Extensão.

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O oferecimento do período letivo especial, deve ser aprovado até a última reunião do CEPEC que antecede o final do período letivo regular. Lembrando que o pedido deverá passar ainda pela a Coordenação, o Conselho Diretor da Faculdade e por último o CEPEC.

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O Centro Acadêmico elaborará um formulário para alunos que desejam cursas a disciplina a ser aberta durante o período especial, este formulário será encaminhado a coordenação em anexo ao pedido de abertura das disciplinas. Você tem a opção de solicitar a matricula direto na coordenação.

Segundo o Regulamento Geral dos Cursos da UFGD as matrículas dos alunos, ocorrerão somente até O SEGUNDO dia de aula, não sendo permitido a inclusão de novos alunos após a essa data.

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Com exceção de alunos com situação de integralização curricular, cada aluno poderá se matricular em apenas uma disciplina por período letivo especial. Não sendo permitido ao aluno o trancamento da matricula.

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Com exceção de alunos com situação de integralização curricular, a quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período especial não deve ser inferior a 5.

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É uma atividade acadêmica específica, com objetivo de aprendizagem social, profissional e cultural, constituindo‐se em atividade reflexiva para uma intervenção prática em situações de vida e trabalho.

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Sim, no curso de Engenharia de Produção da UFGD é obrigatória a realização do estágio supervisionado.

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O estágio supervisionado pode ser realizado na própria UFGD, na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação de cada curso da UFGD.

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Para os estágios desenvolvidos junto a pessoas jurídicas de direito público e privado, faz‐se necessária a formalização de convênio a ser firmado diretamente com a UFGD ou com agentes de integração com ela conveniados.

O Artigo 67 do Regulamento geral dos cursos ainda dispõe: “A realização de estágio supervisionado junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado se dá mediante termo de compromisso celebrado entre o estudante e a parte concedente, com interveniência obrigatória da UFGD.

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Cabe à coordenação do curso ao qual o estudante está vinculado representar a UFGD na formalização do termo de compromisso.

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  • O coordenador de estágio é um professor do quadro efetivo responsável pela administração dessa atividade e deve ser nomeado pela unidade acadêmica a qual ela se vincula.
  • O orientador do estágio é um professor do quadro efetivo responsável pelo acompanhamento didático‐pedagógico do aluno durante a realização dessa atividade.
  • O supervisor de estágio é um profissional lotado na unidade de realização do estágio, responsável neste local pelo acompanhamento do aluno durante o desenvolvimento dessa atividade.

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A avaliação do estágio supervisionado é responsabilidade do professor orientador, sendo solicitada à participação do supervisor de estágio.

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Sim, o aluno tem a obrigação de entregar relatórios parciais e relatório final à unidade onde se realiza o estágio e à unidade acadêmica da UFGD à qual se vincula a atividade de estágio supervisionado.

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Sim o seguro é obrigatório ao estudante ficando sob a responsabilidade da UFGD providencia-lo.

 

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Corresponde a uma produção acadêmica que expressa as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno, assim como os conhecimentos por este adquirido durante o curso de graduação e tem sua regulamentação como parte integrante do PPC.

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Segundo o PPC do curso, o TCC é realizado em forma de monografia.

 

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Constituem um conjunto de estratégias didático‐pedagógicas que permitem, no âmbito do currículo, a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessárias, a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante.

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São consideradas atividades complementares:

  1. Atividades de iniciação à docência;
  2. Atividades de iniciação à pesquisa;
  3. Atividades de extensão;
  4. Produção técnica ou científica;
  5. Outras atividades estabelecidas pelo PPC de cada curso.

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Sim, é obrigatório em todos os cursos de graduação da UFGD.

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