A atual Logo do Centro Acadêmico foi escolhida por um concurso realizado em 2014 pela gestão Yes We Can, a logo escolhida para dar a identidade ao CAEP foi feita pelo Danúbio Cassari Angelico.

A logo e a justificativa são apresentada a seguir.

logo caepJustificativa:

Tomando como partida que o Engenheiro de Produção tem que possuir ou aprimorar as seguintes características:

  • Visão;
  • Foco;
  • Flexibilidade;
  • Produtividade; e
  • Qualidade.

Foram feitos traços e figuras que representassem de forma subjetiva as características citadas à cima.
Tomou-se como início o círculo, que por não possuir faces, representa o dinamismo e flexibilidade que o Engenheiro de Produção deve ter.

O circulo exterior lembra uma letra “C”, já o circulo interior lembra um “A”, formando um “CA” de Centro acadêmico. Foram inseridas essas formas para que fique bem claro o foco que um Centro Acadêmico tem que é a preocupação com a qualidade de ensino oferecido para os discentes.

A engrenagem no interior dos dois círculos, além é claro de ser o principal símbolo de engenharia, lembra um olho. Esta representação foi adotada para destacar a visão apurada que somente um Engenheiro de Produção tem, conseguindo assim, observando as oportunidades e ameaças que podem aparecer do decorrer da sua profissão.

E o conjunto dos círculos e da engrenagem lembra um alvo, este alvo representa o foco e determinação que engenheiro precisa ter para buscar sempre a estratégias inovadoras e produtivas.

Quanto às cores, é sugeridas cores que representem as qualidades citadas anteriormente, sendo assim as cores podem ser:

  • Azul claro: é a cor das alturas, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
  • Azul: a cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranquilidade. O azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. Preferida por adultos, demonstra certa maturidade.
  • Prateado: atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.
  • Dourado: simboliza vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. É a cor da opulência, da luz e da prosperidade. Traz charme e constrói confiança, dá poder, persuasão, energia e inteligência.
  • Vermelho: O vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante quando em excessos. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
  • Amarelo: O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.
  • Laranja: laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade.
  • Verde: Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança.